quarta-feira, 26 de março de 2014

MOTIVAÇÃO - Aumente Seu Valor

Esse post foi escrito em 10/07/2010 para o blog PROPeMARK.

Obs: Impressionante como em quase 4 anos não mudou muita coisa... Ok... O profissional do ramo digital está um pouco mais valorizado, mas a mentalidade (tanto do profissional como do cliente) ainda continua sob os mesmos pilares. Para os profissionais, digo que mídias digitais são ferramentas e não estratégia. Ainda para os profissionais, o serviço é importante, mas não vamos vender como se o Marketing Digital fosse a solução de todos os problemas do cliente. Para possíveis cliente, digo que é preciso perder um pouco o ranço do "esconder", "enrolar", de "ter medo" de tomar conhecimento sobre o que o público realmente pensa sobre você e não achar que todo cliente que critica seu serviço está querendo te derrubar, muitas vezes é exatamente o contrário...

Motivação: Está ai um tema que é constante em nossas vidas. Se manter motivado não é fácil, ainda mais num mercado competitivo em que todos procuram destaque e a ética poderia ser mais respeitada.

Se tratando de Marketing Digital, em que tudo ainda é TOMADO como muito novo e as atualizações são muito intensas devido a alta quantidade de experiências, a situação acaba ficando um pouco mais crítica. Cada dia se descobre algo "novo" e muita coisa que achávamos funcionar, não funciona. É ai que está principal diferencial entre as pessoas que conseguem se manter atualizadas das pessoas que não conseguem, não querem ou não podem.

Muitas vezes esse fato faz com que pessoas inseguras fiquem com receio de perder seu espaço e te ataquem, tentando te neutralizar, te colocar pra baixo, tirar seu valor.

Através do Facebook, uma amiga minha publicou dois vídeos que tem muito a ver com tudo isso que estou dizendo e que certamente muitos profissionais de marketing digital, que de modo geral são mais jovens, podem estar passando. Eu mesmo conheço pelo menos uns 5 profissionais de marketing digital em Salvador que estão passando por problemas de "castração de ideias" e "descrença de competências".

Essa publicação vai em especial para esse tipo de profissional. Se você sabe o que está fazendo, não abra mão do que acredita. Obviamente você terá que realizar o que mandam, mas não tome isso como algo negativo para você, embora muitas vezes seja esse o DESEJO de quem tenta te poldar. Tome isso como uma oportunidade de você aumentar seu arsenal de "defesas de ideias", tome isso como uma oportunidade de você aumentar seus argumentos. Além de aprender a lidar com os contras e pessoas do tipo.

Esse primeiro vídeo, denominado "Motivado X Bola Murcha" do Daniel Godri, mostra bem o que acontece quando alguém que está abaixo de ti no conhecimento, mas acima de você em outros critérios, tenta fazer quando vê o outro se destacando. Mostra também que a responsabilidade aumenta a medida que você vai se destacando, aumentando muito a pressão em cima de ti.

Daniel Godri - Motivado X Bola Murcha


Desse vídeo eu gostaria de destacar:
- Se você foca os problemas, você é um bola murcha.
- Pra cada pessoa motivada, existem 100 desmotivadas. E essas pessoas desmotivadas, no geral, vão te mostrar somente os problemas, o que irá te puchar para a desmotivação.
- A medida que você vai crescendo vai aumentando a pressão, todo mundo vai começar a te cobrar mais.

Já esse segundo vídeo, "Estique seus limites, aumente seu valor", chama a atenção para o fato de as pessoas não atentarem para seus valores internos. Por mais que te batam, te coloquem pra baixo, te cobrem, te ignorem, etc, etc, etc, você tem seus valores e esses não são tirados, a menos que você se deixe levar e perca tais valores.

Daniel Godri - Estique seus limites, aumente seu valor


Já deste vídeo gostaria de destacar:
- Uma nota de 100 reais, não importa o que você faça com ela, ela vai continuar valendo 100 reais.
- O valor dado é convencionado. Qual o valor que você dá a si? Qual valor que te dão?
- Não importa se é velho ou novo, o seu valor é o mesmo.
- Nenhuma escola do mundo ensina experiência.
- O segredo de você ir além é estar atualizado.

São dois vídeos curtinhos, menos de 5min cada um. Vale a pena assistir. Uma pena ser apenas trechinhos das apresentações e a gente acaba ficando com vontade de assistir a continuidade.

E ai? O que achou?





Nenhum comentário:

Postar um comentário