sábado, 21 de junho de 2014

Sobre a Mensagem Subliminar e Semiótica da Logo da Copa do Mundo 2014


Quando o assunto é publicidade e propaganda todo mundo é “entendido” no assunto, todo mundo adora dar pitaco, é igualzinho a ser técnico de futebol em que todo mundo sabe exatamente o que fazer para o time (ou seleção) deslanchar. O engraçado é que as “soluções" são na maioria das vezes contraditórias e todo mundo acha que está certo.

Não. Não estou dizendo que não se deve conversar a respeito e expor o que se acha, afinal, é expondo o errado que você tem a oportunidade de consertar o erro, não é? O problema é insistir na bobagem ou simplesmente dizer “é minha opinião e pronto” e não se ater aos fundamentos. Como é que se pode ter uma opinião sem ter conhecimento sobre o assunto? Logicamente não se trata de opinião, mas sim de palpite.

Em caso recente, os palpites estão na esfera da “Semiótica” e “Mensagem Subliminar”. Pior, estão tratando as duas coisas como sinônimos, o que já mostra um desconhecimento sobre o que é cada uma. Como é um assunto que está “abalando os corações” de parte do público que almejo, resolvi prestar uns esclarecimentos.

O assunto é a “Logo da Copa do Mundo 2014”.

Semiótica e Mensagem Subliminar

Não vou aqui definir “Semiótica” e “Mensagem Subliminar” pois foge (e muito) o objetivo desse post, vou apenas fazer algumas considerações (das muitas que abrangeriam os temas).

1) Semiótica é uma ferramenta interessante para sabermos como algo PODE ser interpretado, recebido, processado, pela outra ponta da comunicação.
Quando fazemos uma análise semiótica, nos pautamos numa linha de raciocínio (ou até misturamos algumas linhas, algumas vezes) para prever possíveis influências ou significados, só que não podemos esquecer que esta análise é de UM ponto de vista. Não podemos de forma alguma ignorar que o interpretante pode estar contextualizado de outra forma. Quando lançamos uma comunicação, abrimos um leque de possibilidades interpretativas que é influenciada por diversas variáveis como “contexto”, “cultura”, “reforço de outras comunicações”, “sentimentos”, “reconhecimento”, “empatia”, entre muitas e muitas outras. Ou seja, é praticamente impossível ter controle (ter certeza) sobre como as pessoas vão interpretar.

2) A Mensagem Subliminar é uma informação que se passa a nível do subconsciente.
Mensagem Subliminar é um assunto bastante polêmico pois tudo pode ser e não ser, pode-se também passar mensagens subliminares “sem querer” e muitas vezes passando mensagens que não desejamos que sejam transmitidas. O que não falta é vídeo no Youtube falando sobre o assunto (principalmente relacionado a desenhos animados de Walt Disney e satanismo), maioria deles “paranoia pura”.

03) Mensagens no Subconsciente precisam ser “gravadas” e depois “ativadas”.
Em alguns casos dos desenhos de Walt Disney, falam muito de sexo e do uso de “pênis” (ou corpos cilíndricos que remetam ao órgão sexual masculino). No subconsciente falos (pênis eretos) passam a sensação de força, poder, algo imponente e mexem com uma certa “programação nata” do ser humano. Atividades sexuais a nível do subconsciente podem ser gravadas nesta fase e ativadas posteriormente pois a pessoa atingida vai ter a sensação de que “aquilo lhe é familiar”.

Um caso de mensagem subliminar bem difundido aconteceu na exposição de um filme em que entre um frame e outro - que seria imperceptível a nossa consciência, mas é processado pelo cérebro - colocaram uma imagem de um homem completamente nu frontalmente. Isso pode gerar diversas mensagens, desde uma revolta (ultimamente estão fazendo diversos protestos com todo mundo nu, correto?) até despertar desejos sexuais ou até mesmo aversão total a alguma cena. Ou seja, desperta EMOÇÕES, mas emoções que já estão gravadas.

Outro caso bastante conhecido (mas que foi desmentido, embora permaneça a dúvida se realmente aconteceu) foi inserir uma ORDEM entre um frame e outro em um filme. A ordem seria “Beba Marca X!”. Isso pode gerar vontade de consumir o produto de tal marca e/ou gravar essa ordem no subconsciente. Se essa vontade ativada não puder ser sanada, de nada adianta (por exemplo, ter na lanchonete o produto). Se essa “gravação” não for ativada, também de nada servirá (por exemplo, ter uma publicidade a nível de consciência para gerar a ação).

Feitas essas considerações, só para situar os leitores mais leigos, vamos agora à Logo da Copa de Mundo 2014 de fato. Neste caso, vou tentar me ater ao que está sendo dito por aí nos últimos dias.

Composição da Logo da Copa do Mundo 2014

Antes, vejam esse comercial de apresentação da logo da Copa do Mundo 2014 (mais especificamente a partir dos 30s):


A marca da Copa do Mundo do Brasil tem algumas referências básicas e, sim, mensagens que querem ser transmitidas de forma explícita:

- Taça da Copa do Mundo
- Mãos agarrando e envolvendo a taça da Copa (pode significar vitória)
- Cores que representam o Brasil (verde e amarelo).

Quando partimos para o campo dos “implícitos”, para o campo dos significados, a viagem pode ser muito longa e “viajada”. Como disse anteriormente, o campo de percepção que se abre é praticamente infinito (falarei mais disso daqui a pouco).

Falando um pouco de ASPECTOS TÉCNICOS, gostaria de destacar duas coisas:

1) O degrade do preto para o verde e do laranja para o amarelo:
Isso dá volume ao desenho é como se fosse um sombreamento

2) O 2014 em vermelho: 
Muito se fala sobre esse 2014 em vermelho, que nada tem a ver com as cores do Brasil. Se levarmos em consideração somente as cores do Brasil, a crítica é correta, mas não devemos esquecer que nem tudo numa marca PRECISA ter significado (embora isso seja desejável). O 2014 em vermelho, tecnicamente falando, tem algumas funções:

- Ponto de fixação (atração) do olhar na marca. O vermelho por ser uma cor que atrai o olhar, força seu olho para o ponto vermelho, onde você consegue ter uma visão mais ampla da marca em questão (numa sala, coloque elementos vermelhos e veja como aquele ponto atrairá seu olho o tempo inteiro).
- Equilíbrio cromático. O vermelho é uma cor complementar ao verde e não tão chocante com o amarelo (ainda mais com o degrade puxando pro laranja). Isso vai ter passar uma sensação de equilíbrio, mesmo seu olho sendo PUXADO para aquele ponto. Vale ressaltar que o vermelho é uma cor que, no geral, causa uma certa angústia, desconforto (tente ficar muito tempo em um ambiente com muito vermelho, ou então pinte uma parede inteira de vermelho e veja se você consegue ficar muito tempo no ambiente).
- Deslocar o 2014 do contexto da logo. Mesmo em equilíbrio, é possível perceber que o 2014 não faz parte da taça, não entra no contexto das mãos abraçando a tal taça.

Aí podem perguntar o porquê de não terem colocado o 2014 em azul. Veja bem:


- Você incorpora o azul à taça (já que ela está em verde e amarelo, cores do Brasil, e o azul também pode fazer parte dessa representação).
- Você o ponto de fixação do olhar. Seu olhar vai ficar “perdido”.
- Ok, não vai ficar “desarmonizado”, pelo contrário, no contexto de “Brasil” poderia até ser mais harmônico, mas se perde o “ponto interessante” e deixa a marca bastante “fria”, não passando a empolgação que se pretende (e representa) uma Copa do Mundo.

Significados da Logo da Copa 2014

O campo dos significados é bastante amplo. O mundo “clama” por sentido (significados) e eles são convenções. Para alguns o vermelho pode significar de forma mais forte o comunismo, para outros o PT, pode significar ainda mais fortemente a Coca-Cola ou a Claro no campo das empresas, já no campo do esporte pode significar a Ferrari na F1. O significado vai depender de como você está inserido, em qual contexto está analisando. Se associarmos formas com cores, a situação ainda fica clara: Estrela Vermelha, PT. Bandeira vermelha com foice e martelo, comunismo. Carro vermelho, Ferrari. Círculo vermelho com o nome branco, Claro. Vale ressaltar que todos esses significados foram trabalhados durante ANOS (décadas ou séculos) e nenhum deles foi espontâneo.

Não é atoa que muitas foram as formas de interpretar a logo da Copa do Mundo 2014. Se você colocar no Google (ou até mesmo no Youtube) você poderá se deliciar por horas (talvez dias) com interpretações, formas diferentes como as pessoas perceberam a marca, significados distintos (e muitos contraditórios) que se deu a logo da Copa do Mundo do Brasil.

Tiveram pessoas entenderam a taça como uma mão no rosto tendo vergonha. Houve quem interpretou as três mãos (por que três e não duas?) como união das “raças” (branco, negro e índio). Há ainda a interpretação dos povos que compõem basicamente o Brasil (europeus, africanos e indígenas). Tem ainda quem partiu para o campo de ver “L 2014” o que representaria Lula 2014. A taça pode também representar uma árvore e a Amazônia (ou Mata Atlântica), visto que ela está em verde. Enfim, não dá para bater o martelo no campo da percepção dos significados, no máximo podemos bater o martelo no que quiseram transmitir (e acreditar que estão falando a verdade) e isso pode ser visto no vídeo acima. Ah! E olhe que o vídeo ainda pode ser motivo de discussão quanto o que quiseram passar.

Vejam abaixo alguns links:

- O logo da Copa do Mundo de 2014: Notícia sobre a logo.
- Os erros e acertos do Logotipo da Copa do Mundo Brasil 2014: Crítica sobre a logo.
- Significado do Logo da Copa de 2014: Post interessante em que o autor faz uma “viagem viajada” sobre significados.
- Descoberto o real significado do logo da Copa do Brasil: Postagem com várias “zoeiras” em relação a logo da Copa do Mundo 2014.
- Logo Copa 2014: design e negócios: Análise interessante sobre a composição
- O logo vermelho da Copa: Postagem do Rodrigo Constantino que trouxe à tona toda essa discussão
- E se o logo da Copa fosse nas cores de nossa bandeira?: Mais um post do Constantino, mostrando a logo com o 2014 em azul

Considerações Finais

Não podemos tomar como verdade uma análise que a gente faz de algum elemento de comunicação, no máximo a gente pode tomar a nossa interpretação como exemplo e ver se faz sentido e se coincide com o que o autor desejou transmitir. E olhe que muitas vezes o autor quer transmitir uma coisa e o interpretante ver algo completamente diferente, muitas vezes até divergente ou o oposto do que se deseja.

Para dar significado a algo é preciso toda uma atmosfera que contextualize, reforce e/ou insira significados. Por exemplo, você acha que a Apple, com sua famosa maçã mordida, teria um significado tão forte diante de seus consumidores (que chegam a ser defensores ferrenhos) se não tivessem diversas outras ações publicitárias por trás? Claro que a composição da Maçã Mordida remete e passa certas sensações no público e tem um significado mais difundido (mais não o único) o que ajuda muito, mas é preciso um aparato e, claro, algo que ative essas sensações para que elas tenham utilidade para a marca. Outro exemplo é inserir marcas em contextos de novelas, programas de televisão, eventos, torneios, Copa do Mundo, Olimpíadas, etc para a marca "pegar carona"...

Quando a gente faz uma interpretação firme de algo, inevitavelmente vamos estar vulneráveis a fortes críticas, piadas e chacotas (tenho certeza que esse post vai fazer muita gente torcer o nariz e achar que falei um monte de bobagem, e olhe que não fiz nenhuma interpretação definitiva).

Quanto ao “dilema de Rodrigo Constantino”, é possível que o 2014 em vermelho represente o PT e a mão abaixo do 2014 formando um “L” represente “Lula 2014”? Sim! Claro que é! Tanto que ele teve essa sensação. Mas será que essa foi uma sensação de todos? E, caso seja algo para o subconsciente, como vão tirar vantagem disso? O PT pode sim fazer uso disso para remeter a ele, ainda mais que o vermelho vai estar associado a um evento que engaja e causa boas sensações na população, o que pode transferir essas sensações para a logo da Copa como um todo e o vermelho ser um “elo a ativar”, mas a oposição TAMBÉM pode tirar proveito disso, se for o caso.

Uma análise de significados pode (e deve) ser usada para direcionarmos o interpretante para o que desejamos. Prevendo alguma interpretação indesejada, a gente pode tentar blindar a comunicação, ser redundante em alguns aspectos, deixar mais claro outros, fazer comunicação complementar, prestar esclarecimentos, fazer uso de mídia de massa para conduzir o público a interpretação que se deseja... Enfim, prevendo as interpretações possíveis teremos cada vez menos chances de errar, ou pelo menos reduzir a quantidade de interpretações e de pessoas que interpretam da forma que não desejamos. Como exemplo, tem um post sobre um outdoor que o Marcel Moraes (vereador de Salvador-BA) fez que foi interpretado por muitos como racista (interpretação que certamente é indesejada). Neste caso, ele (a equipe dele, na verdade) fazendo uma análise mais minuciosa, voltada para o público desejado, poderia prever essa reação e tomar medidas para tentar inibir essa interpretação ou até mesmo mandar refazer as peças da campanha.






Um comentário:

  1. Parabéns, Fernando, pela postagem e por sua dedicação.Agora sei o significado do logo da copa e afirmo que é sensacional.
    Que Deus continue te abençoando e Nossa Senhora de Fátima, nossa Mãe Divina, ilumine e abra seu caminho para o sucesso e felicidade porque você é estudioso, inteligene e merece muito.

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