quinta-feira, 25 de junho de 2015

Análise do Discurso e Ideologia de Gênero



A Análise do Discurso é uma ferramenta fantástica para interpretarmos e compreendermos textos (inclusive imagens), além de podermos ampliar a potencialidade da nossa mente para novos caminhos a serem desbravados, estimulando a criatividade e gerando novas descobertas.

Podemos usar a Análise do Discurso para desconstruirmos (e destruirmos) textos e as ideias nele presentes. Aliás, é exatamente isso que muitos hoje em dia estão fazendo, principalmente os movimentos pautados em ideologias de desconstrução de sistemas que julgam perversos. É por isso, inclusive, que hoje em dia se vê tantos militantes de movimentos sociais e sindicais imersos em grupos de estudos sobre o tema.

Para exemplificar como a Análise do Discurso pode ser utilizada no processo de ressignificação, desconstrução e até mesmo destruição não só de textos, mas de culturas também, trago uma palestra sobre Ideologia de Gênero (Identidade de Gênero) ministrada pelo Padre José Eduardo em que não é feita uma análise do discurso, mas mostra todo um percurso que comprova que a Análise do Discurso pode ser usada (e está sendo) como ferramenta de desconstrução e destruição.

Não é atoa que quando estudamos a Análise do Discurso, vários dos teóricos tomam como base fundamentos de Karl Marx, Louis Althusser, Michel Foucault, Jacques Derrida e diversos outros “intelectuais”, principalmente marxistas da Escola de Frankfurt com a Teoria Crítica e a Dialética Desconstrucionista.

A palestra sobre Ideologia de Gênero do Padre José Eduardo não só serve como fundamento para entender processos da Análise do Discurso, como serve PRINCIPALMENTE como um alerta para o que está sendo feito no campo da educação e cultura, escondendo (maquiando) conceitos, envelopando intenções e enganando as pessoas. Ou seja, a Análise do Discurso está sendo utilizada não para trazer luz, mas sim para tirar a luz e o REAL entendimento das “coisas” relativizando além da conta os discursos (vale lembrar que hoje praticamente tudo foi transformado em discurso, principalmente no campo da política).




Obs: Talvez, para alguns, não fique tão clara a atuação da Análise do Discurso neste processo. Nos próximos dias irei escrever de forma mais direta e objetiva sobre isso. O objetivo deste post é mostrar o CAMINHO e os FUNDAMENTOS e para tal associação é só ver “intelectuais” citados no texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário