sábado, 29 de março de 2014

O Caminho do Controle da Mídia e Censura no Brasil


Hoje paira no Brasil uma atmosfera bastante estranha em relação ao controle do que se expressa e até do que se pensa. Hoje irei me ater ao ponto de controlar o que expressa. Acontecimentos recentes (não tão recentes assim, na verdade) tem mostrado o caminho do controle da mídia, o cerceamento da liberdade de opinião e o veto à liberdade de expressão.

O texto é longo, então decidi quebra-lo em cinco partes: (1) Acontecimentos Preliminares; (2) Rachel Sheherazade; (3) Marco Civil da Internet; (4) Paulo Eduardo Martins; (5) Considerações Finais - Unindo os Pontos.

1 - Acontecimentos Preliminares

De um tempo para cá, o direito de expressar pensamentos mais conservadores está praticamente proibido. Fan Pages e blogs que não compartilham da mesma opinião de caráter esquerdista estão sofrendo ataques sistemáticos de uma militância virtual organizada, muitas delas de caráter profissional (como, por exemplo, a Ruth Sheherazade). Está também ocorrendo um mapeamento de pessoas conservadoras com maior público e ocorrendo ataques sistemáticos à honra e à moral dessas pessoas.

A questão da “militância virtual organizada” não se trata de uma “teoria da conspiração”. Isso existe, basta você procurar notícias sobre o “MAV” e procurar no Facebook grupos oficiais, com filiados a partidos políticos, inclusive separados por cidades. Assim como o MAV, existem também outros grupos que programam ataques organizados para derrubar perfis e fan pages (eu já presenciei alguns) e, inclusive, já vazou quem organizou o ataque aos perfis de Olavo de Carvalho, além de outros como Ana Caroline Campagnolo (Vlogoteca), Bruna Luíza (blog Garotas Direitas, páginas como “Meu Professor de História Mentiu Para Mim”, Bolsonaro Zueiro (que já está na terceira página pois as outras foram derrubadas) e diversas outras. Isso sem falar na única rádio conservadora que existe e que funciona na Web, a Rádio Vox, que sofre tentativas de invasões frequentes, assim como o site Mídia Sem Máscara.

Eu, particularmente, desde as manifestações de junho do ano passado tenho passado por dificuldades de acessar meu Facebook e umas páginas que sou administrador, principalmente logo após fazer críticas a quem está atualmente no poder. Vários relatos de administradores de outras páginas que sofrem as mesmas dificuldades também são frequentes.

Na grande mídia são diversas noticias de vetos e ameaças. Recentemente (fevereiro) o comentarista José Nêumanne Pinto foi demitido do SBT e fez acusações de ligações do diretor do SBT com o PT. Danilo Gentili foi alvo de ataques sistemáticos (inclusive teve sua página oficial derrubada). Lobão é outro que sempre sofre ataques em seus HangOuts, sendo muitas vezes necessário abrir diversos canais para conseguir manter o programa no ar. Há casos de abaixo assinados contra jornalistas (alguns foram demitidos). Isso quando não partem para as vias de fato como foi o caso do blogueiro Ricardo Gama que recebeu 6 tiros na cabeça e milagrosamente sobreviveu.

Enfim... O pensamento único está incrustando nas pessoas. Os mesmos que pregam a “liberdade de expressão e opinião” só aceitam a opinião DELES. Se alguém segue um pensamento diferente, logo é motivo de ataques e processos, muitos deles judiciais.

Para não me estender muito, vou enfatizar os acontecimentos nessa última semana que passou (24 a 28 de março de 2014). Vale ainda ressaltar que esse ano é de eleição, ok?

2 - Rachel Sheherazade

A Rachel Sheherazade desde que começou a ter um posicionamento mais firme contra os desmandos e ataques à moral, vem sendo alvo de críticas, ataques, ameaças, comentários de mau gosto (como desejarem que ela fosse estuprada, por exemplo), abaixo assinados para retirá-la do ar, etc...

Rachel Sheherazade entrou no “olho do furacão” depois de seu comentário sobre o marginal que foi preso num poste por civis devido a assaltos que o bandido realizava na região. A maneira que ela se colocou foi alvo de deturpações e desonestidades na interpretação e as pessoas, sob influência do efeito manada, aderiram. Contudo, a Rachel Sheherazade falou o que grande parte concordava e, assim como ela foi alvo de ataques organizados, a IMENSA MAIORIA estava com ela. Aliás, foi nesse contexto que surgiu a fan page “Ruth Sheherazade”.

Bom... O PC do B entrou com uma representação no ministério público. Vejam esse vídeo de pouco mais de 10 minutos para entender um pouco:



O que essa deputada falou é extremamente grave! Repare que ela fez uso da chantagem do repasse de verba publicitária ao SBT, inclusive uma “análise” da concessão do direito de exibição da emissora, ou seja, VER SE O SBT DEVE CONTINUAR NO AR OU NÃO.

Vale ressaltar que o SBT é a ÚNICA emissora que tem dado espaço a esse pensamento “controverso” (na visão revolucionária). Acaba de chamar Danilo Gentili (grande crítico do atual governo), tem o Luiz Carlos Prates (que também tem posicionamento duro - embora eu discorde de diversos pontos dele) e tem os dois mais queridos da direita na televisão: Rachel Sheherazade e Paulo Eduardo Martins (este último falarei mais logo abaixo).

Essa semana a denúncia contra a Rachel Sheherazade e o SBT foi aceita e será alvo de investigação. Nada demais se não estivéssemos num contexto tão perturbador de Controle da Mídia e Censura no Brasil. Importante guardar esse ponto para análise na conclusão.

3 - Marco Civil da Internet

O Marco Civil da Internet é um assunto polêmico e com diversas controversas. Inclusive, antes de fazer este post eu ia fazer uma postagem somente sobre o Marco Civil da Internet, mas decidi deixar para depois, falando mais detalhadamente sobre o meu posicionamento que é CONTRA.

"Resumindo bem resumidamente", sou contra pois acredito que o governo não deva se meter em questões comerciais da empresa (neutralidade da rede, por exemplo) e muito menos ter uma porta aberta para, através de AÇÕES ADMINISTRATIVAS solicitar judicialmente os dados dos usuários. Isso sem falar que essa é uma porta escancarada para estabelecer o controle sobre a rede pois existirá um aparato legal para as ações. Se antes para você ter a quebra da sua privacidade era complicado, com o Marco Civil da Internet aprovado será um meio de agilizar todos o processo, fora o fato dos servidores serem obrigados a guardar todos os dados de sua navegação por determinado tempo.

A partir do momento que se abre uma brecha para o Estado meter o bedelho, ele vai entrar, ele vai usufruir dessa brecha. E sabemos que hoje em dia o ÚNICO MEIO que temos de obtermos informações com certa neutralidade, ou pelo menos encontrar pontos e contra-pontos, é exatamente a internet pois TODOS, simplesmente TODOS os meios de comunicação são reféns do governo (vide atualmente o SBT) devido a verbas publicitárias (vale lembrar que o Estado cada vez mais aperta as propagandas do setor privado, principalmente caçando algo com o "politicamente correto").

SE HOJE, COM A INTERNET NÃO NORMATIZADA JÁ SOFREMOS DIVERSAS FORMAS DE CENSURA, IMAGINE COM UMA LEI PARA PAUTAR AÇÕES!

Compartilho logo abaixo alguns vídeos para esclarecer. Inclusive, o problema não é apenas a censura na internet, tem também o gigantesco problema do Estado estar querendo se meter NO SETOR PRIVADO, dificultando o desenvolvimento, inovação e INVESTIMENTOS. Sem contar que FATALMENTE isso vai elevar os custos das empresas e a internet ficará mais cara!

Assista aos vídeos. Para acessar o texto do Marco Civil da Internet que foi aprovado, acesse o link “Marco Civil da Internet - Texto Aprovado”.

Marco Civil da Internet = (ignorância)¹³ - publicado em 23/07/2013


AI-5 Digital... Marco civil Regulatório da Internet e a CENSURA - publicado em 21/10/2013


Marco Civil da internet: Um golpe na liberdade - publicado em 12/11/2013


Marco civil da internet - O futuro da web no Brasil - publicado e 19/03/2014

Em relação a esse vídeo eu tenho várias ressalvas, mas a sua essência é boa.

Resposta ao Deputado Jean Wyllys - Marco Civil da Internet - publicado em 19/03/2014


MARCO CIVIL DA INTERNET 'Neutralidade Fake' imposta pelo governo é inaceitável, diz Mendonça Filho - publicado em 23/03/2014


BOLSONARO E O MARCO CIVIL DA INTERNET - publicado em 25/03/2014


Marco Civil da Internet - O ovo da serpente - publicado em 26/03/2014

Importante notar que o texto foi aprovado ESSA SEMANA, mesma semana que foi aceita a denúncia contra a liberdade de expressão da Rachel Sheherazade e da “mudança de formato” do programa “Jornal da Massa” (SBT - Paraná) que resultou na saída dos comentaristas Paulo Eduardo Martins e Ogier Buchi, assunto do próximo tópico.

4 - Paulo Eduardo Martins

O Paulo Eduardo Martins vem fazendo um trabalho fantástico da disseminação do pensamento conservador na televisão. Seguramente, é o que mais se alinha (pelo menos dos que tenho conhecimento). Ele é o ÚNICO jornalista que até o momento concordo com 100% de todos os posicionamentos públicos dele, até hoje não consegui discordar em nenhum ponto.

Paulo Eduardo Martins é um dos poucos que vem fazendo um trabalho pedagógico, mostrando por “A + B” todo o pensamento totalitário revolucionário e divulgando todos os métodos, comprovando historicamente e documentalmente. É um jornalista muito difícil da esquerda combater.

Foi com bastante tristeza que li esse recado na fan page oficial do Paulo Eduardo Martins:


Difícil aceitar essa “mudança de formato” do Jornal da Massa, assim, repentinamente, principalmente porque é um jornal que tem uma repercussão muito grande na internet e um excelente número de telespectadores (acredito que tinha, já que vai perder muito, pois toda a repercussão era exatamente devido aos comentários do Paulo Eduardo Martins).

Vamos fazer uma retrospectiva de alguns vídeos recentes dele? Lembre da denúncia do José Nêumanne Pinto que falei acima e me diga se não faz todo o sentido. Vale ressaltar também que a reeleição de Dilma ficou abalada com o atual escândalo da Petrobrás.

JM SBT - UM ALERTA AO BRASIL SOBRE A REELEIÇÃO DE DILMA


JM SBT - GOVERNO DILMA ARREBENTOU O PAÍS OU EU ESTOU LOUCO?


JM SBT - MARCO CIVIL DA INTERNET É A PRIMEIRA LINHA DO AI-5 PETISTA


JM SBT - PETISTA XINGA PAULO EDUARDO MARTINS E RECEBE RESPOSTA


SBT PR - MARCO CIVIL: O CABRESTO DO PT NA INTERNET


JM SBT - DESABAFO: A DITADURA DO PT


Então… Motivos suficientes para o PT estar descontente com o Paulo Eduardo Martins não faltam, correto? Repare que de TODOS os vídeos mostrados, somente um foi um comentário no jornal da noite (jornal que ele permanecerá, não sabe-se até quando), os demais foram do Jornal da Massa (da emissora do Ratinho), onde o Paulo Eduardo Martins tinha muito mais espaço e faz maior estrago nos revolucionários.

5 - Considerações Finais - Unindo os Pontos

Creio que já dê para ter uma noção do Caminho do Controle da Mídia e Censura no Brasil somente com esses fatos apresentados. Obvio que tem muito mais... MUITO MAIS! Relatei aqui apenas alguns.

Não sei se estão lembrados, mas Silvio Santos também tem um problema bastante significativo em relação ao Banco PanAmericano que sofreu um rombo gigantesco e que precisou colocar o SBT na berlinda para não precisar “ir para a esquina pedir esmola”. Vale ressaltar que boa parte do faturamento das emissoras vem de verbas publicitárias e que grande parte dessa verba vem através de anúncios do governo e empresas estatais (por isso a ameaça da deputada do PC do B é muito séria quando sugere o corte de verba, principalmente quando se tem dividas para honrar e, mais ainda, quando essas dívidas estão vinculadas à emissora que recebe as verbas publicitárias).

Juntando esse fato aos da Rachel Sheherazade e do Paulo Eduardo Martins, principalmente este último que faz duras e convincentes críticas ao governo, é impossível não achar estranho e não “suspeitar” desse Caminho do Controle da Mídia e Censura que o Brasil está trilhando.

O assunto é sério! Se você não concorda com o que é dito e acha que eles devem sim ser calados, não esqueça que no futuro o jogo pode virar e o censura poderá ser você (recado principalmente para os jornalistas).

Na censura adotada pelos militares com o AI-5, sabia-se o que deveria ou não sair e que as matérias foram censuradas. Hoje o problema é mais sério, pois a censura está velada e se tornando não um “Ato Institucional”, mas LEI votada “DEMOCRATICAMENTE” através do engodo e “retórica” (texto bonito, conteúdo perverso). Notem que não estou defendendo a censura do regime militar, estou fazendo uma comparação que hoje a situação está ficando pior.

Vale lembrar que além do Marco Civil da Internet, há também o Controle Social da Mídia que estão doidinhos para aprovar. Este último também tem um discurso bonito ("democratização da mídia"), mas um conteúdo em que se deixa o governo numa posição bastante poderosa (e olha que o governo já tem uma posição poderosa em relação às verbas publicitárias e as concessões).

Enfim, É BOM ABRIR O OLHO para esse Caminho do Controle da Mídia e Censura que o Brasil está traçando...

Observações:

Enquanto escrevia esse texto, vi esse tweet muito estranho da Rachel Sheherazade:



Estranho por quê? Porque ela acabou de voltar de férias...

Recomendo também ler essa postagem do Luciano Ayan: "PT investe cada vez mais em censura: calando Paulo Eduardo Martins, José Neumanne Pinto e Rachel Sheherazade".





Um comentário:

  1. Concordo e muito com os assuntos que vc citou e digo mais, com a aprovação do marcocivildainternet q concerteza será aprovado pelo senado nossos dias de liberdade esta contado, assim como posts como o seu ou seja ricos,artistas com poder economico pouco sera afetado pois tem rabo preso pelo menos a maioria até por q a maioria do país é pobre e apartir do momento onde tem uma lei do lado do governo ele pode usar disso como desculpa para tomar medidas contra aquele q se opõe a eles como diz o ditado 'se corta uma arvore pela raíz' e que árvore esta crescendo hj no Brazil ? a da oposição do governo.

    ResponderExcluir