MARKETING POLÍTICO

Campanhas Eleitorais e Análise de Discursos Políticos

MARKETING POLÍTICO - Campanhas Eleitorais e Análise de Discursos Políticos

Ano eleitoral e gostaria de fazer uma série de postagens (pretendo até as vésperas das eleições) sobre Marketing Político (não seria bem um “Marketing Político”, mas como é a nomenclatura que normalmente usam, vou aderí-la).

No próximo dia 6 de Julho (hoje é 01/07) poderão ser iniciadas as campanhas eleitorais de fato (campanhas publicitárias em rádio e TV somente em 19 de agosto) e eu pretendo dissecar algumas. A princípio já deixo bem claro que o meu acompanhamento será PRIORITARIAMENTE a campanha do PT, pois, infelizmente, é quem faz uso mais intenso de diversas técnicas do Marketing Político (que não se limita em propaganda eleitoral, mas tem toda uma “cadeia” de estratégias e ações) e que tem uma vasta coleção de exemplos. Também é o PT que faz uso, de forma explícita, das técnicas mais torpes, reforçando o que o Carlos Augusto Manhanelli diz sobre o fato de “ELEIÇÃO SER GUERRA” e o principal objetivo ser forçar o adversário a fazer nossas vontades e para isso “é necessário ou desarmá-lo realmente ou coloca-lo em condições tais que ele se sinta ameaçado por esta possibilidade” (MANHANELLI, Carlos - Eleição é Guerra, pag. 15). Além disso, é necessário PREVER as ações do adversário e adaptar suas ações.

Outro ponto importantíssimo são os discursos políticos usados em diversos meios de comunicação e comícios. Discursos que muitas vezes são de “ataques” e que cercam de uma forma tal que é difícil dissecar. Não pretendo fazer análises formais, ou seja, acadêmicas, citando autores e “técnicas”, mas sim dissecar de forma simplificada para perceberem as malícias nos discursos e os “porquês”.

Um terceiro ponto que pretendo apresentar, que de certa forma está associado à análise do discurso anterior e a métodos de argumentação/retórica, é a semiótica dos discursos políticos e das peças publicitárias, mas não apenas a Semiótica Visual, como a maioria faz, mas também uma Semiótica Textual, pouco difundida, principalmente para estudantes universitários brasileiros.

O quarto ponto que irei tocar, e que será utilizado BASTANTE (na verdade já está sendo usado há muito tempo) é a MANIPULAÇÃO nas Mídias Sociais (Facebook, Twitter, Youtube, blogs, etc...), usando técnicas de comunicação de massa que se aplicam perfeitamente em mídias sociais (obviamente com características próprias, mas a essência é a mesma), além do uso de buscadores como suporte para o que é dito de forma leviana (e muitas vezes perversa) nas redes sociais.

Bom deixar claro também que irei trazer algumas ações de campanhas eleitorais de forma retroativa, afinal, já estão fazendo campanha eleitoral desde meado do ano passado, de forma "quase" explícita. Então, não se espante se eu trouxer um discurso do início desse ano ou até mesmo de anos anteriores, até porque o Marketing Político continua após a campanha eleitoral.

Enfim... Espero conseguir dar andamento neste trabalho. Tudo vai depender de fatores como “disponibilidade”, “receptividade”, “reações”, entre outras métricas que estou utilizando. Pretendo começar com pelo menos uma postagem por semana, chegando a uma postagem diária no final da campanha, quando a campanha eleitoral de fato pega fogo e quando os debates em televisão são mais acirrados. Ah! E não posso deixar de frisar que o foco são as campanhas para presidência e para governo da Bahia, o que não significa que não terão referências em outros estados.

Você poderá acompanhar as postagens através de uma tag "MarketingPolítico" que irei criar na primeira postagem ou através desta página que conterão os links das postagens desta temática.

Abaixo os links das postagens serão disponibilizados a medida que eu for escrevendo..

01) Eleição é Guerra
02) Campanhas Eleitorais na TV: O Show Vai começar
03) A Construção de Um Discurso Político Difamatório
04) Guerrilha Urbana Eleitoral


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