segunda-feira, 21 de abril de 2014

Estrutura e Regras para Marketing Viral

Post publicado em 22/07/2010 no blog PROPeMARK.


O autor Claudio Torres publicou em seu site um artigo MUITO BOM sobre "Estrutura de uma ação viral - A diferença entre fórmulas e regras".
No artigo ele mostra a estrutura viral e te fornece umas regras para obter sucesso na sua campanha. Segue a estrutura viral e a listagem das regras. Para ler mais sobre o assunto, basta clicar no link acima.

[Estrutura Viral]
A peça viral: Elemento de transporte da sua mensagem. Ela pode ser um texto, um widget, um vídeo, ou qualquer outro formato online. E ela que contém a mensagem e a essencia da estratégia.

A rede de distribuição: Rede social ou o meio por onde a peça viral será transmitida. A peça viral deve ser repassada de Internauta para Internauta, e portanto você tem que definir a rede de distribuição. Ela pode ser a única rede ou só a inicial, se sua peça permitir multiplas formas de transmissão.


A semeadura: Implantação da peça viral nos pontos chaves da rede. Como e onde iniciar a publicação da peça viral na rede é essencial para o sucesso.


Usuários alpha: Primeiros a terem contato com a mensagem, e que tem mais possibilidades de propagação da mensagem inicial. Eles são as pessoas-chave que tem maior imfluência na rede e que são mais sensíveis a mensagem. Pode ser que isso seja inerente a rede de distribuição, ou que dependa de uma pesquisa prévia.


Complementos: Os complementos dão longevidade da campanha. Criar avatares, papeis de parede, músicas e outros elementos que permitam que as pessoas possam “curtir” a ação além do viral.


[As Regras]
01) Faça com que as pessoas sintam algo
02) Não faça propaganda
03) Permita o compartilhamento, download e mashup
04) Crie formas de participação e comentários
05) Não restrinja o acesso a nada
06) Crie sequências completas
07) Não abandone a ação viral


Gostaria de destacar uns pontos que penso normalmente os empresários são "instigados" a não fazer:

"Não faça propaganda": Esse é o mais dificil na hora de apresentar a ação. A primeira coisa que o "chefe" pergunta é: "Cadê os benefícios/produtos da empresa? Coloca ai as vantagens, valores e etc." Uma ação viral, aos meus olhos, é feita para disseminar a marca e não realizar vendas direta.

"Não restrinja acesso a nada": É comum ver também pedir algum cadastro, nem que seja de email, para acessar algumas ações que diz-se "viral". "Para poder fazer o download, cadastre-se. É rápido e gratis!". Essa é a frase mais comum... HeHeHe...

"Não abandone a ação viral": Uma ação viral de Marketing não é que nem um virus da gripe em que voce dá um espirro contaminando todos e esses vão espalhando mundo à fora. Acompanhando a ação, você pode potencializar, aproveitar ganchos, associar a alguma idéia que não foi pensada anteriormente... São inumeras coisas que você pode aproveitar para potencializar seu ação.



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