domingo, 6 de abril de 2014

MULHER: Peça Fundamental na Sociedade

Post Escrito em 16/03/2014 para o blog Comunicação Conservadora.


A mulher tem um papel fundamental na sociedade, tão importante quanto ou, afagando o ego feminino, talvez até mais importante devido ao fato que está sob responsabilidade dela muitos aspectos fundamentais como O PRIMEIRO CONTATO DO SER HUMANO COM O MUNDO.

Na propagação da espécie o natural para um ser humano passar a existir neste mundo real é ser gerado em um corpo feminino, depois da união com um indivíduo masculino. Justamente por vir ao mundo a partir do corpo feminino, é deste a função de nutrir o pequeno ser humano, de forma progressiva, até que este atinja sua independência alimentar. Se nutrir é uma condição básica para um ser vivo.

Durante esse processo, principalmente no primeiro ano de vida, o contato mais próximo e de maior dependência do ser humano é exatamente com a mãe (indivíduo do sexo feminino), sendo ela a primeira e principal referência.

Sendo mais específico, para a criança a mãe é a única referência que ela tem. Um dos primeiros traumas da criança é exatamente quando entra a figura do pai e a criança, em primeiro momento, vê-lo como um rival, como um empecilho, como alguém que atrapalha a sua relação com a sua fonte de vida a qual depende completamente para sobreviver. Por isso que nos primeiros anos a criança é muito mais próxima da mãe do que do pai e justamente por isso é natural que a educação dos filhos (por extensão) fica sob responsabilidade da mulher. Ao homem, que deve ser homem de verdade, cabe dar toda a condição possível para que a mulher e os filhos prosperem e, sendo mais homem ainda, deve dobrar sua atenção e dedicação neste momento em que a mulher e o filho se encontram em condições “frágeis” diante de possíveis ameaças.

O ser humano é um ser social e a sociedade é formada por indivíduos, indivíduos esses que foram gerados e educados (pelo menos nos primeiros meses e levando em consideração as condições citadas até aqui) pela mulher. Ou seja, tanto homem quanto a mulher começam seu processo social a partir da mulher!

E se eu quisesse acabar com a propagação adequada da cultura e ainda lucrar em cima disso, qual seria o melhor meio?

Se eu visse a cultura como um problema e quisesse acabar com ela ou, pelo menos, alterá-la substancialmente (ou seja, fazer uma revolução) eu iria na raiz do meu problema: ou seja, na mulher.

Iria incutir valores por meio de propagação “boca a boca” (buzz Marketing, sendo mais direto), fazer uso de influenciadores para reforçar, usar meios de entretenimento femininos para implantar propaganda e mudar o foco de percepção das mulheres e, para dar o “cheque mate”, mexeria com os “bichos ferozes” que todo ser humano carrega consigo, também conhecidos como “Pecados Capitais”, que tem como entes mais fortes: SOBERBA, AVAREZA E LUXÚRIA. Não podendo desprezar as forças da PREGUIÇA, da GULA, da INVEJA e da IRA.

Depois de mexer com tudo isso, o processo se completa com movimentos sociais promovidos pelas mulheres moldadas artificialmente e injeção massiva de propaganda para estimular as ações e, logicamente, estimular o consumo do que eu quiser vender (pode ser produto, que inclui serviço, ou uma ideia). Voltarei a esse ponto após listar os 7 pontos de ataque no emocional feminino que os instrumentos de propaganda cultural fazem uso.

ALIMENTANDO OS 7 BICHOS NA MULHER

Um dos valores mais importantes para qualquer ser humano é exatamente a LIBERDADE. Não irei aqui entrar na discussão do que é “ser livre”, mas tenho que dizer que esse argumento deve ser constante para ir no coração de qualquer indivíduo. Então... Assumamos de antemão que já foi trabalhado (e de fato já foi) que TER PODER É TER LIBERDADE.

ALIMENTANDO O BICHO SOBERBA

Para alimentar essa emoção é preciso fazer a pessoa se sentir o máximo, única, o centro das atenções. Fazê-la querer poder e cada vez mais subir pela “escada da vaidade”. Fazer a pessoa querer cada vez “mais e mais” e isso é intrínseco do ser humano (basta ser honesto na observação). Nada satisfaz esse bicho e você estimulando e alimentando-o fará chegar a um ponto que ele tomará conta por completo da pessoa.

“Quem manda em casa é você!”. “Tenha todos aos seus pés”. “Você pode fazer o que você quiser”. “Você é mais do que isso!”.

Poderia elencar diversos outros alimentos para esse bicho, mas prefiro parar por aqui.

ALIMENTANDO O BICHO AVAREZA

Essa emoção está intimamente ligada à soberba pois a sensação passada, como pode ser visto anteriormente, é de que “você só pode se você tiver” e o ter está intimamente ligada ao consumo e isso me permitirá vender (ou desenvolver produtos para vender) o que eu quiser.

A soberba é alimentada através do que alimenta a avareza, dizendo a grosso modo. Quanto mais você tem, mais você pode. Quanto mais você pode, mais você tem.

Os argumentos de venda são bem próximos, praticamente juntos e complementares, como pode ser visto. Destaco trecho da avareza (A) e da soberba (S).

“Compre o produto X (A) e você se sentirá mais importante (S)”. “Tenha sucesso na carreira (S) e poderá ter tudo que desejar (A)”. “Com os sapatos Y (A) você terá todos os homens aos seus pés” (S). “Shampoo Z (A), para você ficar ainda mais poderosa (S)”.

ALIMENTANDO O BICHO LUXÚRIA

A luxúria está intimamente ligada ao prazer de forma geral. Entrando no específico, a luxúria está associada ao prazer sexual e o sexo é inerente ao ser humano pelo próprio instinto de propagação da espécie. Assim, quando esse instinto é alimentado com foco no “prazer”, este último acaba superando a instinto e sendo fonte única.

A luxúria também pode reforçar os outros 2 bichos (avareza e soberba) pois o processo de sedução passa pelo prazer e passa pelo instinto sexual. Há também a questão de, “num passado não muito distante” a sexualidade ser sinal de poder (pelo próprio instinto de propagação da espécie). A fêmea fértil podia mais que a infértil. O macho mais forte podia escolher a melhor fêmea (mais fértil) para ter mais descendentes e ser mais forte. O macho que TINHA mais fêmeas era considerado mais poderoso.

Alguns argumentos são: “Pessoas que fazem mais sexo são mais felizes”. “Dê asas a seus instintos”. “Com a calcinha V você terá tudo que quiser”. “Sinta-se livre, tenha o preservativo P sempre na bolsa para os melhores momentos”. “Mulher poderosa tem que ser prevenida, tenha sempre em mãos o preservativo P”.

OS BICHOS DA PREGUIÇA, DA GULA E DA INVEJA

Passarei rápido por essas três emoções por também estarem associadas aos outros (repararam que todos se alimentam entre si, correto?).

A PREGUIÇA está associada ao menor esforço e, hoje em dia, a maior qualidade de vida (ou ter mais tempo para o prazer). Poder significa ter melhor qualidade de vida e, portanto, precisar se esforçar menos. “Maior comodidade para você”. “Por que você precisa fazer se o produto W faz tudo por você?”. “Se imponha, delegue tarefas!”.

A GULA está super ligada ao fato de querer sempre mais. O prazer desperta isso! “Quanto mais prazer, melhor”! Quanto mais você tem, maior o seu poder e por isso você deve querer sempre mais. “Poder é ter opções de escolha”. “Piscina, academia, sala de massagem, salão de jogos, pátio, varanda, 50 banheiros, 100 quartos, 30 elevadores, quadra de tênis, campo de golfe, opções para seu conforto”. “O celular de 500.000 utilidades”.

Já a INVEJA está no fato de “querer ter”, ser mais que o outro, se destacar... Está intimamente relacionada à soberba. Está em querer ser o que o outro é ou, de preferência, mais que o outro. “Você pode mais”. “Suas amigas vão ficar de boca aberta”. “Quem está no topo, tem poder. Você pode chegar lá!”.

A IRA! Aaahhh, a Ira!

Separei esta por um motivo apenas: é o motor da ação radical para muitos, principalmente os movimentos sociais. A ira acaba sendo despertada quando lhe é apresentado tudo que foi citado anteriormente e você se sente “oprimido” por não poder ter. Se todos os “bichos” anteriores estiverem bem alimentados, vão querer se soltar e o “bicho” capaz de fazer isso é a ira.

Não é atoa que os “gritos dos oprimidos” contra os seus “opressores” são exatamente recheados de ira. Não é atoa que os “motes” dos movimentos sociais são todos raivosos.

O PROBLEMA É O CAPITALISMO?

Você que chegou até aqui nesta leitura, deve estar pensando que estou sendo contraditório. Como estou denunciando tanta coisa do capitalismo sendo um defensor do próprio capitalismo?

Talvez você não tenha notado que o problema não está no capitalismo, mas sim nos que pregam contra o mesmo. A sociedade ia muito bem até vir um indivíduo (na verdade vários) que, ao mesmo tempo em que diz atacar o capitalismo insere valores capitalistas. Fora que ser a favor do capitalismo não significa que eu não veja problemas nele.

Tomando como exemplo o movimento feminista que tem mais a ver com o tema geral deste post. O que move este movimento? Dizem (apenas dizem, para deixar claro) que é por uma igualdade entre homem e mulher. Igualdade em que? NO PODER CAPITAL! Ou seja, reduzindo o ser humano ao capital. Não... Não foi o capitalismo que fez isso, mas sim pessoas que se dizem socialistas (mas que na verdade adora um "capitalzinho")..

Mas, deixando por hora essa discussão que é mais profunda e não faz parte do escopo desta postagem, o que diversos movimentos que se dizem “pró mulher” está exatamente INSERINDO A MULHER NESTA LOUCURA, sendo que antes ela estava protegida e tinha valor pelo que ela ERA e não pelo que ela TEM.

A propaganda das empresas está lá para vender, e assim deve ser pois quanto mais vende, mais cresce e mais pode contribuir para a sociedade através de empregos, investindo em ciência para desenvolvimento de produtos (e comodidades), podendo, inclusive, “afagar o ego dos ambientalistas” procurando meios mais sustentáveis de produção através de pesquisas. A propaganda também está lá para realizar a sedução a um público definido e não obriga ninguém a nada, o problema está na influência terceirizada, NAS PRIORIDADES QUE A PESSOA TEM PARA SI e quem trabalha massivamente com essas prioridades, invertendo o jogo, é exatamente essas pessoas que se dizem socialistas.

O problema é que esses mesmos movimentos que dizem defender a mulher, reclamam que a mulher está sendo privada do que “o capital” tem a oferecer e dão mais injeção de consumo para elas, mexendo com a SOBERBA (dizendo que ela deveria querer mais poder) e a AVAREZA (dizendo que ela precisa conquistar cada vez mais coisas para ter mais poder) e incentivando a IRA (dizendo que ela precisa se rebelar para poder ter mais poder).

Falei que os “7 Pecados Capitais” são “bichos” que todo ser humano tem dentro de si. Apesar do nome sugerir, os “7 Pecados Capitais” não são obra do capitalismo (são alimentados por ele, isso é inegável), são "emoções" que o ser humano carrega consigo desde que o mundo é mundo e ser humano é ser humano. O capitalismo trouxe um progresso gigantesco e permitiu uma mobilidade social que antes não existia e a “competição pelo capital” permitiu um desenvolvimento fantástico.

A Mulher é Quem Mais Sofre com os Movimentos Feministas e de Quebra Destroem a Cultura

Falei anteriormente de como a mulher é importante para a sociedade, podendo ser até mais importante do que o homem pelo simples fato de ser dela a responsabilidade do primeiro contato de tanto o homem quanto a mulher com o mundo. Por causa desse primeiro contato, o apego e confiança dos indivíduos - nos primeiros anos de vida, se a mãe fizer seu papel direito - é sempre mais forte em relação à mulher, a mãe. Se você confia mais, obviamente estará mais aberto para aprender com este em quem confia. POR ISSO QUE É MAIS INDICADO QUE A MULHER SEJA A EDUCADORA!

Com todos os “bichos” alimentados a mulher cria em si vontades e desejos que vão de contra ela, fazendo-a entrar em crise devido a “responsabilidade” que ela tem em si. E para completar ainda tem "umas criaturas" que ficam cutucando a onça... É como se você estivesse louco(a) de vontade de pular na piscina durante um casamento e um(a) amigo(a) fica te instigando e te enchendo de álcool para você pular. Até o final da festa você pula, tenha certeza!

Desde os primórdios, a sociedade foi se organizando conforme as necessidades fossem aparecendo, mas essa organização, até o século XVIII era evolutiva, contínua, e sempre tinha em vista o melhor para a sociedade como um todo e não para si apenas. Os indivíduos assumiram papéis conforme as necessidades (algumas momentâneas, outras perenes e as momentâneas depois de supridas havia um retorno à normalidade).

Com as duas grandes guerras do século XX, a mulher precisou assumir um papel MUITO IMPORTANTE, praticamente como obrigação e não como opção. É mito dizer que a mulher só entrou no mercado de trabalho devido às guerras. Antes disso ela já poderia se inserir. Contudo, depois das guerras, surgiram movimentos que estão QUERENDO IMPEDIR A MULHER de voltar à normalidade, ou seja, voltar a ter opção de escolha. "Vai depender de homem?!", "Se liberte! Seu marido só te quer submissa a ele". "Veja que você é superior a seu marido, você além de fazer as coisas de casa pode fazer as tarefas dele também". "O homem te quer em casa para ficar com a amante". "E se ele te abandonar? Você vai ficar com uma mão na frente e outra atrás"...

Impedindo como? Alimentando a SOBERBA, a AVAREZA, a LUXÚRIA, a INVEJA, a GULA, a PREGUIÇA e a IRA. Alimentando esses “bichos”, cria-se escamas nos olhos e pessoa fica cega (tanto homem quanto mulher) querendo alimentar cada vez mais essas emoções. Para alimentar esses “animais ferozes”, a mulher precisa assumir uma nova função, de forma perene e não mais momentânea, deixando a desejar em outras funções que ela faria de forma muito mais capacitada do que um homem (por motivos que já citei nesse texto).

Assim, a cultura será afetada, a organização social (progressiva há milênios) será desestruturada, o caos será implantado. De quebra, ainda alimenta a face mais negativa do capitalismo. A mulher passa a consumir mais, a pagar mais impostos e a assumir mais papeis. Com maior demanda de papeis a remuneração DE TODOS tende a cair e com ela a qualidade de vida e ocorrendo um nivelamento por baixo das condições de todos. A mulher não dando o suporte adequado à educação (a qual ela é dotada de maior confiabilidade por parte do educando, conforme já explicado), não há cultura que se propague, não há violência que não se instaure e não há caos que não se instale.

Finalizando...

Se você ainda comentar algo como “Mas tudo que foi dito o homem e a mulher podem fazer”, significa que você nada entendeu do texto. Se você, raivoso ou raivosa, vier a pensar que sou machista, significa que entendeu menos ainda o que acabei de dizer.

E se você acha que devo me calar, sem nem discutir os fatos e ideias, o problema é ainda mais sério e o ou a intolerante e que não aceita as divergências é você! Mostra que já chegou ao estágio cego da ira que VOCÊ que é a vítima desse “sistema” e precisa se desintoxicar. ;)

Não falo aqui das mulheres que são GUERREIRAS e que assumem todas as tarefas devido a adversidades. Não falo aqui da mulher QUE QUER POR NATUREZA PRÓPRIA se dedicar apenas ao sucesso profissional. Não falo também que a mulher tem a obrigação de ser dona de casa e cuidar dos filhos (até porque o mundo de hoje em dia não permite mais isso para a maioria esmagadora das famílias).

Não falo aqui que a mulher deve deixar de estudar e não deve aprender um profissão, até porque, caso ela opte por se dedicar ao casamento e aos filhos, na falta do homem, como ela se viraria? Infelizmente existem sim crápulas por aí...

Critico sim o fato de estarem cada vez mais querendo empurrar e OBRIGAR a mulher a ser multitarefas, quando, penso eu, a sociedade deveria ser formada por COMPLEMENTARES e estes devem assumir tarefas que se ajudem mutualmente (o que não significa NECESSARIAMENTE todo mundo fazer tudo, como está caminhando hoje em dia).

Falei aqui um pouco da propaganda, se eu for dissecar as novelas, o buraco será ainda mais profundo e sujo. Se eu falar de alguns certos tipos de programas na televisão (aberta e fechada) e de algumas "revistas especializadas"... Vixe! Ferrou... Mas acredito que com isso já tenha dado para perceber a sujeira do método e que o fato de a MULHER SER UMA PEÇA FUNDAMENTAL NA SOCIEDADE, ela ser alvo de tudo e de todos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário