quinta-feira, 3 de abril de 2014

LIPDUB - Gravação de Video Sem Cortes

Junção de dois post escritos em 19/06/2011 e 28/06/2011 para o blog PROPeMARK. O post foi reescrito em alguns trechos.


No ano de 2011 tivemos uma "febre" de LIPDUB (gravação de vídeos sem cortes) no Brasil, principalmente por causa de um clip de uma banda denominada "A Banda Mais Bonita da Cidade", que trouxe esse modelo para a evidência naquele ano no Brasil.

Resolvi trazer para cá (blog) esse modelo de vídeo pois acho interessante, o céu é o limite na criatividade para elaborá-los e é uma ferramenta bem interessante na publicidade e videoclips de bandas (que nada mais é do que um vídeo publicitário, está de acordo?).

Um dos primeiros LIPDUBs que se teve conhecimento (há quem diga que de fato foi o primeiro), foi o clip Wannabe da Spice Girls na década de 90.

Spice Girls - Wannabe


Avançando MUITO no tempo, chegamos a um dos LIPDUB's mais famosos. Ele foi elaborado pela galera da Universidade de Qbec (UQAM) em 2009. Um dos melhores que conheço. Ele foi upado em 11/09/2009. Quando fiz o post ele tinha 8.954.263 de views. Hoje, 03/04/2014, ele já tem 10.844.674 de views. Ou seja, a marca (e os criativos) continuam ganhando (muitas) visualizações.

LIPDUB - I Gotta Feeling (Comm-UQAM 2009)


Esse vídeo transmite uma alegria inigualável! Não canso de assisti-lo. Não sei até que ponto a época em que fui apresentado influencia, a música certamente tem muita influência por passar muita alegria e expectativa, mas o fato é que esse vídeo transmite muita coisa boa, as pessoas envolvidas no vídeo conseguem transmitir neste LIPDUB uma satisfação e um envolvimento no processo muito interessante.

O próximo, ainda em 2009, provavelmente inspirados no LIPDUB anterior que foi uma febre no ano de 2009, gravou um convite de formatura da turma de publicidade. Esse é Brasil. Eles conseguiram transmitir uma alegria bem legal através do vídeo. Só pecaram em dois pontos: 01) A qualidade do vídeo está bem baixa. 02) A folia no final do LIPDUB... Não sou contra "palavrões", mas acho que no momento não cabia, apesar de toda alegria de estar se formando e o vídeo ser um tanto "informal" (como todos, não?) por se tratar de um convite de formatura. No mais, gostei do roteiro que tem umas coisinhas diferentes.

LIPDUB BRASILEIRO - FORMANDOS ESPM 2009/2


Depois do LIPDUB com I Gotta Feeling, choveu vídeos do gênero inclusive outro que gosto BASTANTE, o LIPDUB da UVic University, em que dublam a música "Train - Hey, Soul Sister". O vídeo foi gravado e publicado em maio de 2010.

Train - Hey, Soul Sister - LIPDUB UVic University (Official)


Este tinha 1.467.943 views em 2011, hoje ele já tem 2.463.885.

Voltemos agora os olhos ao melhor LIPDUB produzido no Brasil (que tive acesso). Uma produção de ALTÍSSIMO NÍVEL! Mais de 8min de vídeo com um roteiro muito bacana e com uma certa lógica na sequência. Conseguiram, também, com a ajuda da música que foi feita para ninguém menos que a Coca-Cola, expressar aquela "felicidade leve", gostosa de ver e sentir. Nada eufórico como um "graças a Deus que acabou" (o vídeo brasileiro anterior, do convite de formatura, transmitiu isso). Não sei se foi o fato deles escolherem de fato um PRODUTO e uma música comercial (de propaganda) que ajudou muito. O fato é que nesse LIPDUB da ESAMC mostra que é possível (e muito possível) as marcas atentarem para esse tipo de "potencial viral" que é divertido e se espalha facilmente... Porque não uma marca aproveitar a onda e promover um concurso, por exemplo?

LIPDUB ESAMC SOROCABA - BRASIL


Não preciso nem dizer que a Coca-Cola apoiou esse trabalho de formatura da turma de 7º Semestre da ESAMC, né? E ai? Tenho ou não tenho motivos de pagar pau para a Coca-Cola? Detalhe, além de ganhar "simpatia" (ainda mais) dos jovens, por ter apoiado o projeto, a música tocou por mais de 8min e o vídeo foi visto por mais de 175mil pessoas (em 2011) e hoje já tem mais de 247.729 views.

Então, marcas, vamos deixar de fazer APENAS o feijão com arroz e passar a apoiar um pouco mais as ações que engajam seu público. A internet é uma plataforma que permite criações em que o céu é o limite. Fazendo a pesquisa no Youtube, vocês irão encontrar produções simples, até com câmeras caseiras, feitas por alunos do ensino médio.

O próximo LIPDUB viralizou muito rápido. De 26/05/2011 a 19/06/2011 obteve 3.271.832 de views (hoje tem mais de 5.362.835). Esse vídeo é de uma pequena cidade do estado de Michigan e bateu (na época) o record mundial de quantidade de pessoas envolvidas num LIPDUB. Foram 5 mil pessoas (já imaginou dirigir esse povo todo?!)

The Grand Rapids LipDub (NEW WORLD RECORD)


Não... Não vou colocar a musiquinha "Oração" d'A Banda Mais Bonita da Cidade. Acho ela muito chata e grudenta na cabeça! :P Quer ver, assista aqui.

Então... Como disse, o LIPDUB é um modelo de vídeo muito interessante e o que se pode fazer com ele tem o céu como limite criativo. Pode não ser mais tão criativo a ideia de produzir um LIPDUB, mas em COMO produzir um LIPDUB pode sim ser bastante criativo e envolver as pessoas. Este formato possui um alto poder de viralizar e expôr marcas em vídeos é uma excelente forma de potencializar a dissemina-las.

Já pensou uma grande marca selecionar 500 pessoas para aparecerem em um LIPDUB que poderá ser visualizado por milhões de pessoas? Porque não selecionar 500 fãs? Mais, porque não selecionar essas 500 pessoas através de uma fanpage com uma promoção? Reparem que todos os exemplos citados passam da casa dos 6 zeros. E, se você buscar a palavra "LIPDUB" no Youtube irá encontrar mais uma infinidade de vídeos... É um formato divertido (até a produção!). Fora que as pessoas envolvidas vão querer mostrar que participaram e vão disseminar ainda mais.

Só não se engane quanto a facilidade de produzir um LIPDUB. RELATIVAMENTE É FÁCIL, mas vamos lembrar que temos que trabalhar de forma profissional para as marcas e aí sim há uma responsabilidade gigantesca. Fazer um LIPDUB pode ser fácil, difícil é inovar com essa boa ferramenta e adequá-la à comunicação e objetivos de comunicação (e Marketing) do seu cliente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário