sábado, 19 de abril de 2014

O assunto é: TV DIGITAL

Post escrito em 20/08/2010 para o blog PROPeMARK

A Televisão Digital já é uma realidade. Ela possibilita uma maior interação e diversas especulações são feitas quando o assunto é "TV DIGITAL".
Algumas emissoras já começaram a pensar nisso, visto que é uma realidade e a televisão precisa acompanhar a interatividade da internet para não cair na "mesmice" e perder grande fatia do mercado, não somente em audiência mas também em receitas publicitárias (que por sinal está diretamente ligada a audiência).

Segundo site "Mobilepedia":

"Emissoras de TV investem na interatividade

A Globo já permite ao telespectador a participação de enquetes dos programas da emissora e até comprar produtos. Na Copa do Mundo, o telespectador podia acessar tabelas, dados do jogo em tempo real e resultados da competição. No Big Brother, será possível votar para eliminar um participante ou acessar dados sobre ele. Nas novelas haverão informações sobre capítulos atual e anterior, além de galeria de fotos. O mesmo conteúdo interativo também pode ser acessado pelo celular.

O SBT também já está na “pegada” da TV interativa. A emissora fez uma pesquisa com o público e descobriu o que tirava os telespectadores da frente da TV, assim desenvolveram aplicativos para suprir tais necessidades. O canal descobriu que as pessoas levantam do sofá para ver no computador informações sobre metereologia, resultados de jogos e as últimas notícias. Agora, para os telespectadores do canal é preciso apenas um clique e as informações aparecem na tela. O SBT já anuncia que vai investir na interação com redes sociais e mercado eletrônico.

Outras emissoras também estão dando o primeiro passo rumo a interatividade. A Band rodou aplicativos de interatividade durante a corrida de Fórmula Indy, em São Paulo em Março. A Record lançou um aplicativo do programa Aprendiz Universitário, os usuários podiam checar na lateral da tela os perfis dos participantes, dos conselheiros e do apresentador. Na novela Bela, a Feia, também era possível interagir com a TV."


Pensando agora como publicitário, o desafio está em como fazer propaganda em tais meios. É sabido que muitos ou trocam de canal ou simplesmente aproveitam o intervalo comercial para fazer um "pipizinho" ou esticar as pernas. (Por sinal, fico "p" da vida quando vejo os apresentadores "sugerindo" o telespectador aproveitar o intervalo para ir beber água ou ir ao banheiro para não perder a programação. HeHeHe...)

Tal fato já está nos fazendo pensar em como inserir publicidade dentro dos programas de formas alternativas, visto que os "quadros publicitários" dentro dos programas estão tomando o mesmo rumo (levantar e ir beber água). Com a TV Digital especula-se que o telespectador selecione a propaganda que quer assistir, isso é, se realmente vai querer assistir.

Ao mesmo tempo que a Televisão Digital nos abre um leque de alternativas e aguça nossa criatividade, ela nos gera muitas preocupações e está nos jogando num meio muito amplo de infinitas formas de explorar.

Seria muita viagem eu pensar em fazer um comercial interativo, como o video no Youtube em que a gente deve ajudar um entregador de pizza entregar o produto numa cidade cheia de zumbis? E dar a opção ao cliente de comprar o produto na mesma hora em que ele está vendo o comercial com um desconto especial?

Fica aberta a viagem, digo, discussão! ;P




Nenhum comentário:

Postar um comentário